quinta-feira, março 12, 2015

CryptoWall 3.0 ou HELP_DECRYPT o vírus do inferno




Tive uma experiência profissional horrível com esse vírus.
A minha primeira impressão foi achar que o cliente tinha instalado um programa de criptografia, mas na verdade ele caiu com essa praga em seu computador ao clicar em e-mails maliciosos.
Fiquei com ele 2 semanas vendo e estudando em diversos foruns sobre o mesmo, e o pior de tudo em ter pena de formatar o computador do cliente, que levava fotos, de 15 anos da filha entre outros arquivos importantes.

Usei os mais possíveis antivírus, anti-spans, antivírus em nuvem, combofix, malwarebytes, kaspersky lab, Eset que foi o único que apontou onde ele estava mas não consegui recuperar os arquivos, entre muitos outros, e para piorar isso tudo foi no windows vista.
Também tentei ponto de restauração, mas a vítima só tinha restauração onde já tinha sido contaminado, e anteriores não tinha conseguido buscar, além de passar programas de recuperação de arquivos.

Ao perceber muitos videos fui vendo que ambas as recuperações foram feitas com o backup programado do windows, o que ajudou muitos nos vídeos mostrados no youtube.

Sua procedência não é de hoje, ele já é bem antigo, mas com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais força na criptografia, fazendo com que você caia nas mãos dos hackers, e pagando pelo prejuízo.
E ainda tentar ter a sorte de saber se irá recuperar ou não seus arquivos ou não.

Seus ataques são fotos em geral, arquivos de word, excel, powerpoint, pacote office geral, arquivos de bloco de notas entre outros que afetam justamente onde doi no cliente, arquivos pessoais.

A minha maior vitória foi num site em inglês explicando que teria que usar o Tor web browser para entrar na página deles para tentar desfazer a descriptografia, mas sem sucesso.

Por experiência própria pior de todos, nem o que transformava ambos arquivos, .EXE em vírus era tão chato como esse.

Mas a minha sorte não foi essa eu me F, de verde e vermelho, mas não tive saída, há não ser formatar o computador do cliente.

Related Articles

Fmaciel3.com . Tecnologia do Blogger.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *